O Prouni é hoje um projeto muito importantes que disponibiliza ao jovem de baixo poder aquisitivo cursar as melhores universidades privadas do país, porém este projeto tão importante promove a inserção do aluno ao mundo acadêmico mais não prevê nenhum tipo de auxílio para que o mesmo possa cursar a universidade.

O único auxílio que o Prouni prevê é a bolsa permanência de 300 reais para alunos que possuem curso integral com carga horária acima de 6h/dia. Um projeto que atende alunos com uma renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio, valor que segundo dados do Dieese não atinge nem o necessário para a sobrevivência* não promove nem um tipo de auxilio então como pode o aluno se manter na universidade mesmo que este seja um bolsista integral?

Para esta pergunta existe apenas uma resposta, o aluno se quiser terminar seu curso deverá privar-se e toda sua família, pois como todos sabem uma graduação requer alguns materiais indispensáveis como livros, apostilas e em alguns cursos, materiais específicos que tem um custo significativo. Avaliando todos os custos não é difícil identificar que por mais que se dedique a diminuir seus gastos o aluno terá muita dificuldade em seguir nesta empreitada universitária sem nenhum tipo de auxílio.

São Programas como o Fesp (Fundo emergencial de solidariedade) PUC- RJ que disponibiliza ao aluno um auxílio alimentação que garante a ele uma refeição diária e o auxílio transporte para que o aluno possa se locomover até a universidade, este fundo conta com apoio de entidades não governamentais que entendem a necessidade de proporcionar o mesmo grau de oportunidade de estudo aos alunos do Prouni e os outros alunos da universidade.

O Prouni ainda possibilita ao aluno selecionar um curso em uma universidade distante de sua residência ou até em outro estado, podendo então o aluno realmente cursar a instituição mais conceituada em seu curso, porém, o projeto governamental não prevê como nem onde o aluno ira morar, ou seja, caso a residência do aluno fique a três horas da universidade ele gastará um período muito maior do seu dia em trânsito que na universidade. Considerando que ele estude quatro horas diárias, em que período ele irá desenvolver as atividades acadêmicas?

Apesar do Prouni não disponibilizar nenhum tipo de auxílio moradia para os alunos bolsistas existem projetos como no caso do Fesp PUC RJ que disponibilizavam devido aos seus parceiros também entenderem que esta é uma necessidade para alunos que moram distante, porém, hoje este projeto de moradia encontra-se parcialmente suspenso, pois devido à burocracia interna da própria universidade este beneficio não esta sendo disponibilizado a novos alunos e o que mais surpreende e que a parceira pretende não só manter o projeto de moradia como ampliá-lo.

Para que o Prouni possa realmente cumprir com seu objetivo que é inserção do jovem de baixo poder aquisitivo, ele deve prever alguns itens básicos que proporcionem ao aluno o mínimo necessário para permanência do mesmo na vida acadêmica, ou seja, uma refeição diária na universidade, transporte e/ou moradia e material didático.

*(Salário mínimo nominal e necessário: Abril 2009 R$ 1.972,64 /salário real é R$: 465,00)